Economics Politics | Pontifical Catholic University of São Paulo - PEP - Promoting Economic Pluralism

Economics Politics | Pontifical Catholic University of São Paulo

O Programa de Pós-Graduação em Economia Política forma Mestres para atuarem como professores e pesquisadores e profissionais qualificados em atividades técnicas e de pesquisa para empresas públicas e privadas. Tem como objetivo o estudo de como a sociedade se organiza para produzir e reproduzir sua existência.

How does the programme provide content to ensure students achieve an understanding of a reasonably diverse set of perspectives on understanding economies?

A formação plural e multidisciplinar permite aos alunos acesso a um conjunto de abordagens teóricas inseridas no campo da economia como ciência crítica heterodoxa fundadas no marxismo e pós-Keynesianismo. O objetivo é torna-los aptos ao debate econômico a partir dos fundamentos das diferentes formas de se pensar o objeto Economia. Busca garantir o domínio do instrumental analítico e crítico indispensável à qualificação acadêmica de Mestres na área econômica.

How does the programme ensure students understand the interaction between economic and ecological systems?

Funda-se no pensamento crítico da Economia Política que vê o modo de produção capitalista como um sistema socio-metabólico fundado na acumulação de capital sem limites que cria constradições e destruição das pessoas e do meio ambiente. Trata o capitalismo como um modo de produção focado na acumulação e não nas necessidades sociais.

How does the programme ensure students understand how to critically explore real-world evidence, both qualitative and quantitative?

As linhas de pesquisa se estruturam em torno dos temas centrais no campo da Economia Política: o processo de acumulação de capital e o desenvolvimento econômico; o papel da grande empresa ou a corporação, agente concreto do processo de acumulação de capital; o Estado como instância institucional central ao processo de acumulação e suas contradições; o dinheiro e suas formas, eixo dos mecanismos dinâmicos de apropriação e acumulação de riqueza em sua forma fictícia. 

What pedagogical approaches does the programme use to ensure that students examine the historical context, assumptions and values in all economic thinking?

O sistema de aprendizagem tem como fundamento principal a leitura de textos clássicos que expõe a lógica interna do pensamento econômico. O pensamento crítico se materializa no debate dos fundamentos do pensamento econômico, em suas contradições.

How does the department ensure that the teaching culture and capacity to deliver economic pluralism are continually improving?

A formação plural e multidisciplinar fundada na lógica interna dos diferentes paradgmas que compõem a Ciênica Econômica permite aos alunos acesso a um conjunto de abordagens teóricas inseridas no campo da economia como ciência crítica. O objetivo é torna-los aptos ao debate econômico concreto atual a partir dos fundamentos das diferentes formas de se pensar o objeto Economia. Busca garantir o domínio do instrumental analítico e crítico indispensável à qualificação acadêmica de Mestres na área econômica.

Other information:

No Brasil, o Programa de mestrado da PUC-SP é o único no Brasil com essas características que parte e se fundamenta nos textos originais do pensamento Heterodoxo.

Country:

Brasil

University:

Pontifical Catholic University of São Paulo

Course name:

Economics Politics

Department/school:

Course level:

Taught Masters

Course language:

Portuguese

Website:

Visit now

Economics Politics | Pontifical Catholic University of São Paulo

Economics Politics